top of page
Foto do escritorDR. IGOR CASTRO CARNEIRO

Cicatriz da mamoplastia

Saiba quais são os tipos de cicatriz da mamoplastia, os fatores internos e externos que influenciam a cicatrização e como se cuidar para uma melhor recuperação.


 A cicatriz da mamoplastia é um aspecto desse tipo de cirurgia plástica que preocupa muitas mulheres interessadas na realização do tratamento.

Cicatrizes são resultados do processo de recuperação das células depois de uma lesão ou incisão, no caso de procedimentos cirúrgicos. Apesar de só vermos a parte externa da cicatriz da mamoplastia, consistindo na parte dérmica, os tecidos internos também têm cicatrização e formam tecido fibroso durante a recuperação Tipos de cicatrizes da mamoplastia

Existem diferentes tipos de cicatrizes da mamoplastia, a depender do procedimento realizado (redutora, de aumento ou mastopexia), volume da prótese mamária, estrutura física da paciente, volume mamário e outros fatores.


De acordo com essas variáveis, pode-se optar por tipos diferentes de incisão, o que vai resultar em um formato específico da cicatriz da mamoplastia, que pode ser:

  • Cicatriz periareolar: consiste na incisão em torno da aréola, sendo uma cicatriz muito discreta, mas que pode alterar a sensibilidade do mamilo;

  • Cicatriz em “U” (inframamária): opção mais comum, em que a incisão é realizada na linha do sulco mamário, resultando em uma cicatriz curva em forma de “U”;

  • Cicatriz em “T” invertido: consiste na incisão vertical da aréola até o sulco mamário, onde une-se à incisão horizontal para os dois lados do sulco;

  • Cicatriz em “L” invertido: a incisão vertical é associada à horizontal para apenas uma das laterais do sulco mamário;

  • Cicatriz axilar: mais incomum, é uma incisão lateralizada próximo à axila, sendo mais indicada para pacientes com histórico de problemas de cicatrização.


Apesar da influência do formato da incisão na estética da cicatriz da mamoplastia, essa não é a única variável importante.


Fatores que influenciam a aparência da cicatriz

O processo de cicatrização de qualquer ferimento, lesão ou incisão depende de aspectos internos e externos que vão determinar a aparência final. Isso porque a cicatrização é resultante do metabolismo das fibras de colágeno que vão substituir as células dérmicas lesionadas, formando um novo tecido.

Quando a produção de colágeno é baixa, pode haver o retardamento da cicatrização, o que costuma ocorrer em pacientes diabéticos ou fumantes, por exemplo. Quando a produção de colágeno é excessiva, no entanto, pode resultar em algum tipo de cicatriz inestética, como a hipertrófica ou o queloide.

Entre os fatores externos, destacam-se os cuidados associados ao pós-operatório, que influenciam diretamente uma boa evolução da cicatriz da mamoplastia.

Cuidados com a cicatriz da mamoplastia

Como é esperado, após uma cirurgia plástica existem diferentes etapas de cicatrização que interferem na aparência da cicatriz. São três períodos:

  • Período imediato: refere-se até o 30º dia depois da cirurgia plástica, quando os cuidados são mais importantes devido ao risco de abertura dos pontos cirúrgicos;

  • Período mediato: vai do primeiro ao 12º mês, com evolução significativa do aspecto da cicatriz;

  • Período tardio: vai do 12º ao 18º mês, quando alterações estéticas na cicatriz são menos comuns.

Principalmente nos primeiros 30 dias após o procedimento, os cuidados são fundamentais para a boa evolução do quadro:

  • Manter o local da incisão limpo e seco;

  • Não fazer esforço físico sob risco de abertura dos pontos;

  • Tomar a medicação prescrita para evitar infecções;

  • Não expor o local ao sol.

Com esses cuidados, há mais chances de ter uma cicatriz da mamoplastia esteticamente mais agradável após 6 a 12 meses de recuperação, sendo que ela se torna mais fina, com menor sensibilidade e com tonalidade próxima à da pele.



A importância do acompanhamento pós-operatório

Durante as consultas de acompanhamento pós-operatório, a equipe médica avalia a progressão da cicatrização, podendo intervir caso haja qualquer alteração que comprometa a segurança da paciente ou a estética do tratamento.

Entre as alterações que demandam atenção, podemos citar: vermelhidão no local, febre localizada, presença de pus ou odor desagradável.

Assim, tanto antes quanto depois da cirurgia plástica, o acompanhamento médico é importante para resultados mais satisfatórios em relação à estética da cicatriz da mamoplastia.



14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


Комментарии отключены.
bottom of page